Você quer saber como ser mais produtivo? Nós separamos 9 dicas para você sair da procrastinação, mas antes, vamos falar um pouco sobre o que é produtividade!

Quando você considera que teve um dia produtivo? É aquele dia que você finalizou X metas enormes? Ou que ficou ocupado o dia todo com atividades?

Essas respostas podem mudar muita coisa sobre o seu conceito de produtividade, afinal, às vezes comparamos a produção com estar sobrecarregado de trabalho, porém, a produtividade, segundo o dicionário, é:

ETIM lat. product?vus,a,um ‘próprio para ser alongado, derivado (t. de gram.)’

  1. que produz; produtor, producente, frutífero.
  2. que produz muito; fértil, fecundo.
  3. de que se obtém proveito; proveitoso, rendoso, profícuo.

Mas então o que é ser produtivo?

Ser produtivo é saber administrar seu tempo e sua energia nas suas tarefas, realizando metas com sucesso sem se sobrecarregar.

Para entender como ser mais produtivo, esse conceito é essencial, pois a produtividade não está relacionada a:

  • Trabalhar das 7 às 22h;
  • Realizar suas atividades sem pausas;
  • Atuar até a exaustão;
  • Fazer várias coisas ao mesmo tempo;
  • Entregar dezenas de trabalhos diariamente, porém sem qualidade;

Assim, quando se é produtivo, você:

  • Trabalha o tempo necessário;
  • Estipula metas para desenvolvimento;
  • Tem foco em uma coisa de cada vez;
  • Experimenta novas metodologias de produção;
  • Faz pausas e cuida de si mesmo;
  • Apresenta ótimos resultados com qualidade;

Como ser mais produtivo?

Se você já entendeu o que é ter produtividade, chegou a hora de entender como ser mais produtivo! Por esse motivo, separamos 9 dicas para você colocar em prática e ter os resultados dos seus sonhos:

1. Bloqueie as suas distrações

Você tem o costume de ficar olhando as notificações do celular? Ou acaba se perdendo no tempo com ações na internet? Bloqueie essas distrações para que seu tempo seja melhor utilizado.

Isso pode ser feito através de aplicativos como o Forest, onde você estipula um tempo em que não poderá mexer no seu celular (e ainda pode ajudar a plantar árvores pelo mundo).

2. Pense em minutos, não em horas ou dias

Você separa as suas metas por horas? Então comece a pensar seu tempo em minutos. Isso porque o cálculo em minutos é mais preciso e mais amplo para você separar suas atividades.

Assim, você poderá ter 1440 minutos em cada dia para planejar seu desenvolvimento e dominar sua vida! Porém, tome muito cuidado para não se tornar uma obsessão, utilize essas atitudes com cuidado.

3. Liste as tarefas mais difíceis primeiro

Apesar de grande parte das listas de tarefas não serem concluídas, você pode fazer um teste e ver se a aplicação dessa metodologia funciona com você.

Tome cuidado para colocar as tarefas mais complicadas por primeiro, assim, você “se livra” do problema já de cara e usa o tempo necessário para terminar. Entenda quais são suas prioridades e numere a lista com a sequência que você deve seguir.

4. Planeje um dia antes

A nossa quarta dica para você aprender como ser mais produtivo é: listar tudo o que você fará no dia seguinte.

Seguindo a dica anterior, faça uma ordem de produção e deixe um espaço para atividades “surpresas” que podem ocorrer durante o dia.

Utilize um calendário para estruturar a semana toda, se você já sabe quais serão os grandes trabalhos que deverá realizar. Assim, você terá total controle sobre a organização do seu tempo!

5. Use fones de ouvido

Se você é uma pessoa que se distrai facilmente, utilizar fones de ouvido pode ser uma chance de você se concentrar mais. Claro que você deve ouvir músicas que te façam concentrar na sua atividade e não cantar junto.

Músicas instrumentais neste momento são uma ótima pedida. Porém, se você não gosta de música, apenas colocar os fones pode criar um hábito da concentração.

6. Identifique os seus horários de produtividade

Todos temos diferentes horários de produtividade. O meu, por exemplo, é pela manhã, até o meio dia. Assim, eu foco grande parte das atividades mais difíceis nesse horário e sei que a minha criatividade e paciência estão mais altos.

Se você quer entender como ser mais produtivo, encontre seu horário perfeito, medindo a sua produtividade e aprenda como pode usar melhor o seu tempo.

7. Beba água

A nossa sétima dica para quem quer saber como ser mais produtivo é beber água. Sim! Parece bem clichê e todo mundo diz, mas a desidratação pode te desconcentrar e te fazer produtividade.

Por isso, tenha uma garrafa ou um copo algo ao seu lado o tempo todo e beba no mínimo dois litros de água por dia. Água, um pouco de café e chá são formas de te manter acordado e produtivo.

8. Crie um local agradável para trabalhar

Outro ponto essencial para entender como ser mais produtivo é o seu local de trabalho. Sua mesa, seu escritório ou qualquer lugar que você use precisa ser aconchegante. Neste caso, tenha por perto decorações que te animem, como por exemplo:

  • Quadros;
  • Post its;
  • Uma cor alegre nas paredes;
  • Um papel de parede legal no computador;
  • Mensagens de gratidão e motivação;
  • Enfeites e plantas;

9. Horário de trabalho é horário de trabalho

Essa questão é muito importante para quem acha muito bom trabalhar mais de dez horas por dia. Pois bem, não é. A nossa saúde necessita de tempos, pausas e um momento de descanso.

Por esse motivo, trabalhar dezenas de horas a fio poderá fazer com que você entre em exaustão e acabe com a sua produtividade. Seja na sua empresa, seja em home office, estipule um horário de trabalho e o cumpra.

Assim, você terá mais tempo para cuidar de você mesmo, e acredite, quando você cuida do seu corpo e da sua mente, a sua produtividade aumenta junto.

Chegou a hora de produzir!

Agora que você já sabe como ser mais produtivo, chegou a hora de colocar isso em prática e ver o que traz resultado para você. Se gostou deste artigo, você pode continuar aqui, no nosso blog e ver mais informações que podem te ajudar!



Quer Ser Meu Amigo(a)? Me Siga Nas Minhas Redes Sociais!



Leia Esses Artigos Também