Trabalhar com vendas não é tão fácil quanto parece. Pessoas tímidas ou ansiosas diariamente buscam aprender como perder o medo e a vergonha de vender. Por isso, vamos conversar sobre esse assunto hoje!

Você é o tipo de pessoa que tem medo de ser julgada por seus possíveis clientes? Tem medo de fazer ou falar a coisa errada, no momento errado e estragar tudo? Saiba que você não é o único, todos sentimos um pouco de:

  • Insegurança;
  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Nervosismo;
  • Preocupação;

É comum do ser humano ter medo do julgamento, da rejeição, da crítica. Entretanto, não podemos deixar que essas atitudes comandem nossos resultados.

Um vendedor de sucesso só tem sucesso porque consegue superar todos os seus medos, sem esconder o seu potencial.

Mas então, como perder o medo e a vergonha de vender?

1 – Confie no produto ou serviço que você vende

O primeiro tópico para entender como perder o medo e a vergonha de vender é confiar no produto ou serviço que você vende. Responda perguntas como:

  • Quais são os benefícios deste produto?
  • Qual a necessidade ou desejo dos clientes ele resolve?
  • O que as pessoas falam sobre ele?
  • Eu compraria esse produto?

Afinal, se você acreditar que aquele produto pode ajudar as pessoas, saberá como atingir o público com confiança. Isso porque, no momento que você confia no seu produto, transmite essa confiança para quem você quer vender.

2 – Conheça seus pontos fortes e fracos

No que você é bom? No que não é? O que você sabe fazer como ninguém e o que precisa melhorar? Para aprender como perder o medo e a vergonha de vender, você precisa realizar uma autoavaliação.

Afinal, dessa forma, poderá estudar quais são suas competências, ou seja, seu conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que o fazem ser o profissional que é.

Mas não se esqueça: você precisa entender todos os seus pontos para entender onde melhorar e quais pontos abordar. Foque nos seus pontos fortes! Assim, você terá mais confiança para se apresentar e vender.

3 – Não se compare aos outros

Em seguida, o próximo ponto para aprender como perder o medo e a vergonha de vender, é parar de se comparar com outros vendedores.

Se comparar as outras pessoas é muito comum, pois sempre buscamos inspirações e autoridades. Entretanto, não podemos deixar que essa comparação nos rebaixe. Ou seja, tenha as suas referências, mas não fique comparando resultados ou pontos fortes.

Afinal, quando você se compara com outras pessoas e busca se igualar, acaba perdendo grande parte das suas características únicas. Seja você mesmo, pois são seus erros e acertos que fazem você ser diferente!

4 – Prepare-se antes de encontrar o seu cliente

O quarto tópico para aprender como perder o medo e a vergonha de vender é a preparação do discurso antes de falar com o cliente. Você tem medo de gaguejar ou não saber o que responder para o cliente?

  • Escreva as 10 ou 15 maiores dúvidas de todos os clientes e tenha as respostas na ponta da língua!
  • Escreva os 10 ou 15 maiores benefícios que o seu produto oferece para o cliente;
  • Elabore uma apresentação para o cliente com detalhes que possam convencê-lo;
  • Conheça tudo sobre o seu produto ou serviço, mas não fale sobre tudo para o cliente;

Ao se preparar antes de começar a vender, você poderá ter mais domínio sobre o assunto e mais poder de convencimento.

5 – Não tenha medo de dizer que não sabe

O quinto ponto para aprender como perder o medo e a vergonha de vender é não ter medo de dizer que não sabe alguma coisa.

Dizer que não sabe uma informação sobre o produto não é errado.

Errado seria mentir sobre alguma coisa ou enrolar o cliente. Porém, dizer que não sabe e pesquisar com ele, dizer que vai encontrar a informação e repassar, isso não é problema.

Saiba lidar com esse tipo de situação e onde pode encontrar as respostas quando tiver dúvidas. Isso é essencial, principalmente se você está começando no ramo.

6 – Você vai ouvir vários “NÃO”s

O sexto ponto para aprender como perder o medo e a vergonha de vender é entender que você vai receber muitos “NÃO”s e é necessário saber lidar com eles.

Receber um “NÃO” nem sempre quer dizer rejeição. Por esse motivo, você precisa saber como lidar com a negação e compreender que talvez não era o momento certo ou o produto certo para tal consumidor.

Afinal, com bons argumentos, uma postura adequada e suas estratégias de vendas, é possível ser um bom vendedor. Não pressionar um consumidor decidido é importante para que, talvez no futuro, aquela mesma pessoa compre de você.

7 – Acredite em você mesmo!

A nossa última, mas não menos importante dica para você que quer aprender como perder o medo e a vergonha de vender é: acredite em você mesmo!

Você não tem ideia do poder que a sua mente tem quando você acredita em si mesmo. Isso acontece porque no momento que confiamos no nosso potencial, conseguimos ter um maior poder de convencimento.

Seja você mesmo, explore as suas habilidades, não tenha medo de errar. Afinal, é através dos erros que conseguimos crescer. Aprenda a gostar do profissional que você é e quer se tornar. Porque no fim, você é realmente incrível!

Conclusão

Se você chegou até aqui, antes de mais nada me responda: entendeu como perder o medo e a vergonha de vender? Espero que sim! Afinal, todos sabemos como é ser um iniciante tímido em algum setor.

O que precisamos fazer, enquanto trabalhamos como vendedores, um afiliado digital por exemplo, é testar e aprender. Ou seja, levar todas as oportunidades como uma forma de aprendizado. Só assim vamos crescer e começar a ter vendas espetaculares!

Se você quer aprender como começar a vender produtos digitais e lucrar com isso de casa mesmo, fizemos um artigo completo para você sobre o tema. É só clicar aqui, em marketing de afiliados e saber tudo sobre o assunto!



Quer Ser Meu Amigo(a)? Me Siga Nas Minhas Redes Sociais!



Leia Esses Artigos Também