Responda pra você mesmo: “Você é uma pessoa que posterga?”

Talvez você não saiba o que é isso! Então primeiramente vou explicar o que é isso!

Conceito De Postergar Ou Procrastinar

De acordo com o site Wikipedia, os conceitos para essas duas palavras é quando você fica adiando alguma ação para depois e você fica “enrolando” você mesmo!

Por exemplo: vamos imaginar que você queira emagrecer e fica prometendo pra você mesmo: “Segunda-feira eu vou na academia”. Aí quando chega a segunda-feira, você diz: “Vou começar amanhã”. Aí chega o outro dia e você diz: “Ahhh… agora é sério! Vou começar na próxima segunda-feira”. E assim vai indo e você não faz aquilo!

Isso foi apenas um exemplo. Muitas coisas em nossas vidas  talvez tenhamos a tendência e postergar. Seja pra estudar, fazer uma viagem, visitar um amigo ou parente, etc.

Auto-Análise De Você Mesmo

Responda com total sinceridade: “Você posterga? Tem alguma(s) coisa(s) que você fica prometendo pra você mesmo e não faz?” Se você respondeu “sim”, é hora de mudar essa situação!

Se você posterga, não se preocupe. Isso acontece com todo mundo! Mas se você não toma nenhuma atitude pra melhorar isso, aí sim recomendo que você se preocupe, pois você estará prejudicando você mesmo!

Imagine que você esteja doente, mas não vai no médico e fica adiando essa consulta. Qual será o resultado? A tendência é você ficar cada vez pior e poderá até acontecer algo muito pior.

De maneira similar, as coisas de nossas vidas é bem similar a isso. Cada dia que passa e vamos adiando, poderá ter consequências ruins para nós mesmo.

Se tratando do assunto que falo aqui no blog sobre ganhar dinheiro na internet, vejo que muitas pessoas chegam até mim e falam que na outra semana irão começar a estudar sobre essa área. Outros falam que quando tiver um tempo vai estudar. E assim vai indo. Eu procuro ajuda todas as pessoas que chegam até mim e estejam interessadas em aprender, mas vejo que muita gente não tem compromisso com elas mesmas.

Amanhã É Nunca

Essa frase me motiva muito e quando escutei-a, isso marcou demais minha vida! Essa frase diz uma verdade muito interessante. Sempre que você fala pra você mesmo que vai fazer determinada coisa “amanhã”, a tendência é ficar todos os dias adiando e nunca chega esse tal “amanhã”.

Isso já aconteceu comigo várias vezes e talvez já aconteceu com você também! Mas não devemos deixar isso nos dominar. Nós é que temos que dominar esse pensamento.

Temos que mudar essa frase para: “hoje vou fazer”. Pergunte-se pra você mesmo: “O que você fez hoje? Ontem você prometeu alguma coisa pra hoje? Você fez? Se não fez, porque não fez?”.

Se você não consegue mudar isso, vou te dar algumas dicas!

Passo-a-Passo Para Não Procrastinar E Postergar

Combater isso não será fácil, mas também não é impossível! Você está disposto a conseguir? Se você tiver disposto, ninguém poderá te atrapalhar, mas se você não estiver disposto, nada irá fazer você mudar!

Se você tiver disposto, veja as dicas abaixo!

1 – Faça Check-List De Tudo Que Você Quer Fazer E Faça

Nossa memória é falha! Se você duvida disso, peça pra alguém te falar 10 números de telefone e daqui um mês veja se você vai se lembrar. Possivelmente você não conseguir. Geralmente poucos minutos depois já tenhamos esquecido. Mas se você anotar, aí fica mais fácil, né? =]

Uma coisa que faço e me ajuda DEMAIS é fazer check-list. É simples fazer isso! Basta pegar uma folha de papel e anotar as próximas coisas que você precisa fazer e colocar um campo para “check” antes do item. Abaixo tem uma imagem pra você entender melhor:

checklist

Eu faço um check-list praticamente todos os dias das atividades que tenho que fazer naquele dia ou nos próximos dias! Depois eu deixo esse check-list num lugar visível. Por exemplo: na cabeceira da minha cama, na mesa do meu computador, dentro da minha carteira ou algum outro lugar de fácil acesso.

É engraçado, mas quando você faz isso, você fica doido pra fazer um “X” em todos os itens e isso ajudará você a não ficar adiando suas ações!

2 – Use Uma Agenda

Mais uma vez eu digo: nossa memória é falha e não devemos confiar totalmente nela. Para isso, é importante você ter um local para anotar seus compromissos e atividades para períodos maiores. Por exemplo: consulta no médica ou dentista, pagamento de alguma dívida, manutenção no seu carro ou moto, etc.

Eu particularmente tenho um caderno onde anoto as atividades futuras e sempre estou olhando esse caderno pra poder ver o que tem pra fazer. Sempre também coloco um campo de check-list antes de cada item. O que recomendo mesmo é uma agenda, pois lá você consegue controlar por datas.

Aqui no meu blog tem um artigo onde ensino sobre como ser mais produtivo. Se você ainda não leu, recomendo que leia!

3 – Tenha Compromisso Com Você Mesmo

Se você não acreditar em você mesmo e ter um compromisso com você mesmo, essas dicas não te ajudarão em nada! Você tem que querer! Eu não posso querer por você, nem sua família e nem ninguém!

Quais os seus sonhos? O que falta pra você atingi-los? Está batalhando pra atingir seus sonhos ou está postergando? Lembre-se de duas coisas:

1 – Quanto mais você postergar, mais longe estará de alcançar seus sonhos!

2 – Nada pode impedir seus sonhos. Nada mesmo!

Se seu sonho é fazer uma viagem pra um país muito bonito junto com sua família, vou te dar uma dica! Pegue uma foto desse país e pregue na parede do seu quarto ou num lugar visível e coloque a foto de sua família do lado e toda vez que você ver essas fotos, imagine-se lá!

Parece uma coisa simples isso, mas fará uma grande diferença em sua vida! Depois você me conta o resultado, ok? =]

Talvez você pense com você mesmo: “Mas meu sonho é caro e não tenho dinheiro”. Você conhece a história do Silvio Santos? Se não conhece, lembre-se que ele era camelô e hoje se tornou um grande exemplo de empreendedorismo. Se você quer atingir alguma coisa, você consegue! Você precisa ter força de vontade e mudar sua mentalidade! Quero te recomendar 2 livros que irão te ajudar a mudar a sua mentalidade:

– Livro 1: “Pai Rico, Pai Pobre”

– Livro 2: “Trabalhe 4 Horas Por Semana”

Depois que você ler esses 2 livros, você vai abandonar o pensamento de “não consigo” para “agora eu consigo tudo que quero”.

Não coloque barreiras em você mesmo! Não sei se você sabe, mas eu comecei entregando panfletos nas ruas e nas casas e hoje trabalho somente com a internet e tenho uma liberdade excelente! Não tenho nada contra entregadores de panfletos, ok? Estou apenas dizendo que com força de vontade, você consegue o que quer.

Eu não sabia nada de informática, não sabia nada de divulgação, não sabia nada de criação de blog, etc. Mas eu fui atrás de conhecimento e aprendi. Você também conseguirá. Acredito que tenha muitas coisas em sua vida que você achava que não iria conseguir fazer e conseguiu. Então o que eu puder te ajudar, conte comigo!

E aí… vai parar de postergar ou vai continuar adiando suas ações e deixando seus sonhos de lado?



Leia Esses Artigos Também