Se você quer aprender como lidar com a procrastinação, nós separamos alguns passos importantes! Quando sair deste artigo, saberá exatamente o que fazer!

Quem nunca precisou lidar com a procrastinação que atire a primeira pedra! Todos, em algum momento, já deixamos algo para fazer depois. Seja aquela grande tarefa, seja aquele curso online, seja a academia.

Mas nós também sabemos o quanto isso afeta o nosso trabalho e nosso dia a dia. Afinal, procrastinar atividades é o maior inimigo da produtividade de 52% das pessoas, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar.

Entretanto, o que é a procrastinação? Vamos descobrir a fundo agora mesmo!

O que é procrastinação?

Procrastinação. Aquela palavra difícil de pronunciar e escrever, mas que significa tantos sentimentos e sensações diferentes. Segundo o dicionário, por exemplo, procrastinação é:

substantivo feminino

Ação ou efeito de procrastinar; deixar para depois; adiar.

Característica de adiamento; protelação.

Porém, a procrastinação é bem maior que isso. O psicólogo Timothy Pychyl resume como o situação que:

você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”

Assim, a procrastinação se torna uma grande inimiga da produtividade pois representa um estado psicológico abalado. A procrastinação, muitas vezes, não é intencional, e sim, levada pela ansiedade e medo de errar.

Por que as pessoas procrastinam?

Se você quer aprender como lidar com a procrastinação também precisa entender por que as pessoas procrastinam. Algumas das situações mais comuns são as seguintes:

1. Não possuem objetivos e metas claros

Ok, pensemos assim, por exemplo: você está procrastinando ir na academia há meses. Mas antes de começar, você tem um objetivo claro? Ou ele se trata apenas de “ir na academia”?

Se for isso, tente melhorar e tangibilizar esse objetivo. Coloque números e tempo, por exemplo: quero ir na academia e perder 10 quilos em seis meses. Viu como fica bem mais claro o que você está buscando?

2. Estão indecisas sobre algo

Em segundo lugar, temos a indecisão entre as diversas opções. Quanto mais opções, mais indecisos ficamos sobre algo. Por isso, diminua a quantidade de opções e atividades que você quer realizar, então conseguirá planejar melhor seu dia e suas atividades.

3. Estão sobrecarregadas

Em terceiro, temos a sensação de estarmos sobrecarregados. Muitos de nós deixam atividades para depois porque se sentem muito cheios. Aqui, o melhor a se fazer é você analisar tudo o que precisa fazer e entender a importância de cada tarefa. Dessa forma, você sabe o que deixar para depois, sem procrastinar.

4. Têm medo de críticas negativas ou falhas

Pessoas com medo de falhar ou receber críticas negativas são as mais propensas a procrastinar. Se você quer aprender como lidar com a procrastinação, precisa entender o que te motiva a isso.

Ter medo é muito comum, porém precisamos saber lidar com o que é um obstáculo para nós.

5. Estão desmotivadas

A desmotivação é uma grande força da procrastinação. Quando não se tem energia nem vontade de realizar alguma atividade, deixamos de lado. Isso porque, quando estamos desgastados, física e mentalmente, buscamos tempo para nos recompor.

Então, sempre busque separar um tempo para você, pois assim, terá uma mente mais tranquila e seu trabalho renderá mais!

Como lidar com a procrastinação?

Percebeu como a procrastinação faz parte da sua vida? Agora, se você quer aprender como lidar com a procrastinação, separamos 5 passos que podem te ajudar a trabalhar com boa produtividade! Vamos lá?

1. Sempre dê um primeiro passo

Primeiramente, você precisa passar pela etapa mais difícil de um procrastinador: dê o primeiro passo. Mesmo que seja minúsculo, você precisa começar a sua tarefa. Ao definir micro-tarefas, quando você termina uma delas, seu cérebro já se sente mais motivado para realizar outras.

2. Conheça suas emoções

Segundamente, tome muito cuidado com o seu emocional, pois ele pode ser a chave para a procrastinação ou a sua produtividade. Assim, conheça as emoções e sentimentos que você tem ao realizar cada tarefa. Entenda seus humores e principalmente: vá atrás de especialistas.

Psicólogos são profissionais que podem ajudar todas as pessoas. Eles colaboram na saúde mental e no autoconhecimento, bem como a quebra de barreiras e obstáculos. Por isso, não deixe de cuidar de si mesmo!

3. Faça um planejamento diário

Em terceiro lugar, podemos falar sobre o planejamento diário de ações que você precisa realizar. Divida o seu dia conforme a atividade, deixando algumas das mais fáceis de início, e algumas complicadas entremeio.

Mas não se esqueça de tomar cuidado para não deixar as grandes tarefas tudo por último pois você pode acabar procrastinando. Por isso, realize testes sobre os formatos de planejamento que mais se encaixam com a sua forma de trabalhar e manda ver!

4. Utilize técnicas como Pomodoro

A técnica Pomodoro é uma forma de gerar produtividade através da divisão do tempo entre foco e intervalos. Basicamente, no Pomodoro, você tem ciclos de produção onde: trabalhamos durante 25 minutos e descansamos 5 minutos. A cada quatro espaços de trabalho realizamos uma pausa de 15 a 30 minutos.

5. Não se castigue quando procrastinar

Por último, mas não menos importante, se você quer aprender como lidar com a procrastinação precisa entender como é afetado pelo seu auto julgamento. Por esse motivo, tente não se condenar por não realizar devida tarefa ou procrastinar.

Ao contrário, tente entender exatamente o que proporcionou tal situação e o que você pode fazer para isso não acontecer. Afinal, quanto mais você se auto julgar, mais ansiedade desenvolverá para terminar outras atividades.

Está na hora de lidar com a procrastinação!

Agora que você já sabe como lidar com a procrastinação, está na hora de colocar isso em prática! Em suma, podemos resumir que a procrastinação é deixar uma tarefa para depois e podemos aprender a não fazer isso através da disciplina e da motivação!

Vamos transformar levar a sua produtividade para os céus! Bota a mão na massa, meu querido!



Quer Ser Meu Amigo(a)? Me Siga Nas Minhas Redes Sociais!



Leia Esses Artigos Também