Se você quer aprender como ganhar seguidores no Instagram, siga alguns destes passos e alcance ótimos resultados!

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de um bilhão de usuários e mais de 500 milhões ativos todos os dias na plataforma. Por esse motivo, estar presente nesta rede é essencial para quem quer vender.

Entretanto, um dos maiores obstáculos que encontramos é aprender como ganhar seguidores no Instagram. Isso porque, apesar de parecer fácil, ter uma boa audiência não é fácil, e uma boa audiência é o que vende. Ou seja, entender como funciona o engajamento da rede social e como conquistar seu público é essencial para ter bons lucros.

Por isso, separamos algumas dicas para você aprender como ganhar seguidores no Instagram de forma rápida e prática.

  1. Conheça seu público-alvo

Primeiramente, se você já me acompanha, perceberá que bato muito na tecla sobre conhecer seu público-alvo. Isso porque, para elaborar uma estratégia de resultados, você realmente precisa saber para quem ela deve ser direcionada.

Deixe isso bem definido e conforme sua página comece a crescer, você pode alinhar essas informações novamente. Entenda quem são, como compram, onde acessam e que tipo de conteúdo você pode oferecer para ajudá-los.

  1. Elabore uma boa identidade visual

O Instagram é uma rede social que preza pelo visual. Tudo lá é mais bonito e arrumado, então, tome cuidado para ter uma identidade visual bem elaborada. Seu ícone, os destaques e o feed precisam ter uma conversa entre si.

Afinal, seu Instagram deve ser uma porta de entrada, uma vitrine virtual para sua empresa. Por isso, tome muito cuidado nesta etapa.

  1. Esteja diariamente presente na página

Outra dica para entender como ganhar seguidores no Instagram é estar presente junto ao seu público. Entretanto, quando falo isso não quero dizer publicando coisas todos os dias milhares de vezes por dia, e sim, estar engajando com essas pessoas.

Conversar, curtir, comentar, responder stories… Tudo isso colabora e muito para que sua página cresça, porque o Instagram preza por aqueles que interagem.

Aliás, teoricamente, quanto mais rápido você responder quem comenta em suas fotos ou te manda mensagem privada, melhor você se apresenta para o Instagram.

  1. Utilize os diferentes formatos de conteúdo

Quanto mais você diversificar os formatos de conteúdo, mais seu público vai recebê-lo. E vamos combinar, o Instagram tem várias ferramentas e estilos que você pode utilizar para ter diversificação. Por exemplo:

Imagem para feed;
Carrossel para feed;
Vídeo para feed;
Gif para feed;
Imagem para story;
Vídeo para story;
IGTV;
Reels;
Instagram Shopping.
Etc.

Busque utilizar mais de um formato de conteúdo e aprenda com os diferentes estilos aquilo que lhe traz resultado.

  1. Tenha um calendário editorial

O quinto passo para você aprender como ganhar seguidores no Instagram é ter um calendário editorial. Ah Maicon, mas o que é isso? Bem simples: um calendário editorial é um planejamento das postagens que você vai desenvolver em um determinado tempo.

Assim, você pode separar um tempo de estratégia, como três meses, por exemplo, e analisar quais serão os conteúdos que você vai criar neste tempo. Pense na sazonalidade do seu produto ou serviço, entenda as maiores dores e saiba exatamente quando atingir este público.

  1. Não compre seguidores

Por favor, para o bem da sua página, não compre seguidores e não participe de grupos de engajamento. Isso porque essas práticas podem levar ao bloqueio e encerramento da sua conta pois vão contra as diretrizes do Instagram.

Outro ponto óbvio é que essas formas de conseguir seguidores são falsas. Aquele engajamento e os números que você apresentar não são verdadeiros. Seu público falso não compra, então por que tê-lo?

  1. Utilize hashtags do seu nicho

Para aprender como ganhar seguidores no Instagram, você também precisa entender como funcionam as hashtags. Estas marcações permitem que você apareça em determinados nichos de conteúdo que interessa algumas pessoas.

Ou seja, utilizar hashtags pode gerar um bom engajamento orgânico com pessoas que realmente podem vir a ser clientes. Por isso, monitore as hashtags mais usadas na sua área e utilize no máximo 15 delas, pois acima dessa quantidade, existe uma grande possibilidade de você cair em shadowban.

  1. Patrocine seu conteúdo

A oitava dica para você compreender como ganhar seguidores no Instagram é o patrocínio das suas postagens ou do seu perfil. Com um investimento mínimo, você já pode quase triplicar seu engajamento, alcançando novos públicos e novos resultados, por exemplo.

Assim, entender como a plataforma de anúncios funciona e conhecer seu público-alvo a fundo com base nas informações disponibilizadas na plataforma é muito importante. Desenhe estratégias que façam os usuários seguirem uma jornada de compra, fazendo com que eles alcancem você e seu produto.

  1. Realize sorteios

Por fim, mas não menos importante, uma dica interessante também é realizar sorteios exclusivos entre seus seguidores. Entretanto, tome alguns cuidados: por exemplo, lembre-se de que essa é uma forma de conseguir seguidores, não de mantê-los.

Tem pessoas que criticam essa estratégia, pois vai atrair pessoas que só querem o resultado do sorteio pra depois deixar de te seguir, mas não tem problemas. Possivelmente terão várias pessoas que vão gostar do seu perfil e continuar seguindo.

Tem várias pessoas que conseguem ganhar muito dinheiro com seguidores vindos de sorteios.

Assim, sempre mantenha seu conteúdo ativo e engajado com seus visitantes para que eles não vão embora na primeira oportunidade.



Quer Ser Meu Amigo(a)? Me Siga Nas Minhas Redes Sociais!



Leia Esses Artigos Também