Se chegou até aqui, provavelmente quer saber mais sobre marketing digital para iniciantes. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o tema e por onde você pode começar!

O marketing digital vem crescendo muito na última década com o avanço da tecnologia. Afinal, processos tradicionais precisaram se adaptar para onde seu público está indo.

Neste caso, muitas empresas começaram a migrar para o mundo digital. Então, o marketing, como processo, também precisou. Segundo o dicionário, a palavra marketing significa:

“1. estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores.”

E especialistas, como Philip Kotler, a descreve como:

“a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Assim, o marketing digital para iniciantes representa a aplicação dessa ciência estratégica de forma a ganhar mercado e consequentemente, mais dinheiro.
Por que aplicar MARKETING DIGITAL?

O marketing digital tem muito a oferecer, principalmente para quem deseja trabalhar ganhando dinheiro na internet. No Brasil, temos dados muito animadores sobre a área. Por exemplo:

Primeiramente, 90,8% dos internautas brasileiros acessam as redes sociais, onde 58,7% são mulheres;
Ao redor do mundo, já se acumulam mais de 2,3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais;

Em média, os usuários passam mais de 4 horas nas redes sociais todos os dias, procurando, entre os temas mais comuns: informações sobre sua área, notícias em geral, entretenimento e tecnologia;

Seus concorrentes já estão ativos: 94,4% das empresas que responderam a pesquisa Social Media Trends 2018 da Rock Content afirmaram que estão presentes nas redes sociais e 62% compreendem que elas têm um papel essencial nos negócios;

Os objetivos das empresas nas redes sociais se dividem em: ter visibilidade on-line e mais interação com o público, sendo Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube as redes sociais mais utilizadas.

Dessa forma, podemos perceber que o avanço desse mercado é iminente e você também precisa se adaptar. Entretanto, você sabe onde começa o marketing digital para iniciantes?

O que devo saber para começar a aplicar o MARKETING DIGITAL para iniciantes?

Primeiramente, para entender mais sobre o marketing digital, também precisa conhecer outros conceitos. Pois o caminho mais comum do marketing digital é:

  1. Conheça seu público-alvo / buyer persona

    Em primeiro lugar, você precisa entender para quem você quer vender o seu produto ou serviço. A buyer persona é uma personificação semi-fictícia do seu público-alvo ideal, então, coletar todas as informações dos seus potenciais consumidores é essencial.

    Afinal, é impossível abraçar o mundo: quanto mais específico for seu público, melhor será vender para ele. Colete todas as informações demográficas e pessoais, entendendo, principalmente, seus desejos e problemas.

    Quando você se torna amigo do seu cliente, fica bem mais fácil vender, mais ainda no mundo do marketing digital.

  2. Tenha objetivos claros e mensuráveis

    Quando começamos nosso planejamento estratégico de marketing digital, precisamos ter em mente nossos objetivos. Ou seja, aquilo que será o nosso norte, que buscaremos através do nosso trabalho.

    Eles precisam ser claros e objetivos, de preferência mensuráveis em quantidade e tempo. Por exemplo: quero ter uma base de 1000 leads, vendendo meu produto para 100 clientes em um ano.

    Viu como isso se torna mais palpável? Utilize como base a metodologia SMART – Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Dessa forma, terá ótimos resultados futuramente.

  3. Conheça seu funil de vendas

    Um funil de vendas, também chamado de pipeline, se trata de uma representação visual da jornada do consumidor dentro do Inbound Marketing, dividida em três etapas: topo, meio e fundo de funil.

    Então, essa representação é utilizada para guiar estratégias e planejar a conversão mais efetiva de clientes. Assim, conhecer seu funil de vendas é entender a jornada completa do seu consumidor e o que ele deve receber em cada etapa.

    Se quiser saber mais sobre o funil de vendas, nós temos um artigo completo voltado apenas a ele que pode te ajudar. Basta clicar aqui, em Funil de Vendas e saber mais sobre o assunto.

  4. Entenda sobre SEO – Search Engine Optimization

    SEO – a tão famosa sigla para a otimização para os mecanismos de busca, se trata de regras a serem seguidas no seu blog, youtube e redes sociais para ter sucesso no ranking de busca.

    Cada plataforma tem uma aplicação diferente destas regras, então é necessário estudar uma a uma. Assim, seu alcance e crescimento orgânico podem ser bem maiores!

  5. Aprenda sobre anúncios patrocinados – Ads

    Outro ponto importante que você deve conhecer são os anúncios patrocinados. Seja nas redes sociais (Facebook Ads, Linkedin Ads e YouTube Ads) ou seja no Google Ads, entender o investimento nessa área é essencial no marketing digital para iniciantes.

    Um dos principais benefícios do meio digital é o baixo orçamento necessário para obter resultados. Por isso, entenda como alinhar as estratégias com o valor que você tem disponível para investir!

  6. Utilize o marketing de conteúdo ao seu favor

    Uma estratégia muito aplicada ao marketing digital é o marketing de conteúdo. O conteúdo é rei na era da informação e se você puder colaborar com seus consumidores, resolvendo seus problemas, terá mais visibilidade.

    O conteúdo te torna profissional, uma autoridade no assunto que você estuda e constrói. Dessa forma, é bom ter um bom planejamento de conteúdo, seguindo as estratégias do funil, seja para redes sociais, seja para site e blog.

    Estruture suas palavras-chave e compreenda a sua persona. Assim, saberá que tipo de dúvida ela tem, em que rede social ela está e que formato de conteúdo ela gosta. Sempre pense para quem você faz suas postagens.

    Chegou a hora de colocar em prática!

Para concluir, agora que você já sabe por onde começar a utilizar o marketing digital para iniciantes, chegou o momento de recapitular tudo o que aprendemos e te mostrar mais algumas dicas!

Em suma, percebemos, afinal, que apesar de parecer, o marketing digital não é uma atividade tão simples porque exige atenção e muito estudo. Dessa forma, para começar utilizar isso para vender seu produto ou serviço, você precisa:

Conhecer seu público-alvo / buyer persona;
Entender no que seu produto pode ajudar essa persona;
Ter objetivos claros e mensuráveis;
Utilize a metodologia SMART em seu planejamento;
Desenvolva seu funil de vendas;
Compreenda conceitos de Inbound Marketing;
Entenda sobre SEO e outras regras;
Aprenda sobre anúncios patrocinados;
Utilize o marketing de conteúdo ao seu favor;
Analisar resultados e alterar estratégias conforme necessário;

Então, vamos começar a vender?



Quer Ser Meu Amigo(a)? Me Siga Nas Minhas Redes Sociais!



Leia Esses Artigos Também