Estou aqui compartilhando uma dica para aquelas pessoas que estão criando ou já tem seu próprio infonegócio na internet, ou seja, estão preocupadas em trabalhar de forma profissional na internet.

Um fator essencial e indispensável para os webmarketers profissionais é ter um auto-responder.

Mas antes, vamos analisar alguns detalhes.

O que é um auto-responder?

É um sistema automático onde você configura as mensagens que irão ser enviadas por e-mail para os contatos de sua lista.

Talvez não ficou muito claro pra você entender. Vou te dar um exemplo prático!

Possivelmente você já tenha acessado um determinado site de seu interesse e em algum lugar nesse site tenha um formulário pedindo que você informe seu e-mail e receba mais informações de seu interesse. Se você já informou seu e-mail em sites assim, certamente dias depois você foi recebendo vários e-mails com o assunto relacionado com o site que você visitou.

Isso é um auto-responder! A impressão que passa é que o dono do site que você visitou te mandou tais e-mail’s, mas na verdade foi um sistema automático que enviou essas mensagens.

Como funciona um auto-responder?

De uma forma bem simples e resumida, um auto-responder funciona da seguinte forma: o dono/administrador de um site/blog deixa várias mensagens pré-programas para quando alguém entrar no seu site, essas mensagens sejam enviadas de maneira automática depois que o usuário cadastra seu e-mail.

Dentro de um auto-responder você configura de acordo com suas necessidades. Geralmente essas mensagens são programas para serem enviadas dia-a-dia durante algumas semanas.

Pra que isso? Vamos analisar alguns detalhes!

Se a pessoa entrou em um determinado site, certamente ela está atrás de informações sobre aquele assunto, certo?

Dificilmente compramos determinado produto ou serviço na primeira visita em sites que visitamos.

Se a pessoa entrou no seu site, é sinal que ela é um prospecto cliente para seu negócio, ou seja, você não pode perder contato com essa pessoa. Aí entra o objetivo de um auto-responder! Você oferece algum brinde ou mais conteúdos relacionados com o que a pessoa quer, em troca dela cadastrar o e-mail dela no seu site.

Depois de cadastrado o email, o próprio sistema do auto-responder vai ficar enviando e-mail’s pra essa pessoa e fica mais fácil “convencer” seu cliente a comprar o seu produto ou adquirir o negócio que você está promovendo.

Por isso disse no início que ter um auto-responder é essencial, pois se você quer trabalhar de forma profissional, é necessário “fisgar” o máximo de pessoas interessadas no que você está promovendo na internet.

Um serviço de auto-responder vende seu produto 24 horas por dia, mesmo quando você está dormindo, viajando ou fazendo outra atividade, pois você configurou a ferramenta pra trabalhar pra você.

O bom de trabalhar na internet é isso: depois de montar sua estrutura online, a manutenção da mesma é quase nula, pois você deixou tudo configurado pra própria internet trabalhar pra você no piloto-automático, ou seja, sem sua intervenção.

De que adianta ter um excelente produto, mas se você não está usando ferramentas para “capturar” seus possíveis clientes?

Outra vantagem do auto-responder é que se futuramente você for promover outro produto ou serviço relacionado com o seu site, você já tem uma lista de e-mail’s de pessoas interessadas. Basta enviar um e-mail promocional para essas pessoas de sua lista e certamente fará novas vendas!

Espero que agora tenha conseguido deixar claro sobre o que é um auto-responder e como ele funciona.

Abaixo vou listar alguns sites que disponibilizam o serviço de auto-responder:

  1. iContact
  2. AWeber
  3. MailChimp
  4. NitroNews
  5. PT Sender


Leia Esses Artigos Também