Diariamente recebemos várias receitas para gerar engajamento. Porém, nós sabemos que não é tão fácil, nem mágico, principalmente quando falamos de vídeos em que aparecemos. Você quer aprender como perder o medo de gravar vídeos e stories? É sobre isso que vamos falar hoje!

O medo é uma coisa extremamente comum, principalmente tratando-se de vendedores. Nós precisamos ser aceitos socialmente e quando ouvimos uma negativa, acabamos nos envergonhando e nos recolhendo.

Fazemos isso por vários motivos, como:

  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Vergonha;
  • Insegurança;
  • Pressão social;

Entretanto, isso não precisa ser assim. Você pode criar autoconfiança no seu trabalho e começar a criar seu conteúdo sem medo de errar. Mas então, como perder o medo de gravar vídeos e stories?

1. Entenda o que te bloqueia

Primeiramente, você precisa entender o que te bloqueia ao gravar vídeos e stories. Qual é o seu maior medo ao aparecer em frente a uma câmera? Liste tudo em uma folha, como por exemplo:

  • Tenho medo do que as pessoas vão falar;
  • Eu não gosto de como sou em uma câmera;
  • Tenho medo de errar e ser criticado;
  • Eu não consigo falar direito na frente de uma câmera;

Dessa forma, você saberá tudo aquilo que está te impedindo de gravar, e assim, pode encontrar formas de desviar desse problema. Ache soluções para cada bloqueio, como por exemplo:

  • Vou bloquear os comentários dos meus primeiros vídeos para não receber críticas;
  • Não vou ver os vídeos que gravei para não me ver;
  • Vou treinar no espelho pelo menos duas vezes antes de gravar um vídeo;
  • Vou ter um roteiro para que não me perca durante o vídeo;

Esses são apenas alguns exemplos que você pode utilizar para acabar com esse bloqueio. Adapte sua lista conforme as suas necessidades.

2. Tenha um roteiro

Em segundo lugar, comentamos sobre a importância de um roteiro ao aprender como perder o medo de gravar vídeos e stories. Se você tem medo de errar ou gaguejar, escrever tudo o que você vai falar antes de gravar pode ser útil.

Entretanto, tome cuidado para que suas falas não fiquem robóticas. Ou seja, tenha um roteiro, mas não fique lendo-o o tempo todo. Use apenas como base para desenvolver os seus argumentos.

3. Vá com calma

Em terceiro lugar na nossa caminhada para aprender como perder o medo de gravar vídeos e stories está a paciência. Nós sempre queremos gerar mais e mais conteúdo. Já pensou que perfeito? Um vídeo por dia? Dois?

Calma! Não se apresse quando começar a fazer vídeos.

Faça um, dois, veja se você gosta de fazer. Isso porque com o tempo você vai pegando o jeito e confiança. Assim, você fará vídeos bem mais espontâneos, sem se preocupar com um número, mas sim com a qualidade.

Se você começar a gravar vídeos já preocupado com a quantidade, não conseguirá elaborar sem medo. Afinal, assim você estará criando outro obstáculo para gravar: metas muito grandes.

4. Não se intimide com brincadeiras

Quando você começa a gravar vídeos e realmente aparecer nas mídias digitais, familiares, amigos e até desconhecidos começam a brincar com você.

“Virou blogueirinho(a)”, “Já teve seus recebidos”e muitas outras frases são comuns, mas não se deixe abalar. Esses comentários não podem ser levados para o lado negativo.

Dessa forma, a nossa quarta dica para você aprender como perder o medo de gravar vídeos e stories é filtrar os comentários que você recebe. Afinal, não importa o que você faça ou como, você sempre receberá críticas negativas, positivas ou construtivas.

Então, aprenda a selecionar quais tipos de comentário você vai levar para seus próximos vídeos de não se abale com as negativas, pois elas sempre existirão.

5. Encontre seu diferencial

Seja nas redes sociais como Facebook ou Instagram, seja em plataformas como o YouTube, você poderá encontrar diferentes pessoas com diferentes conteúdos. Porém, suas diferenças são visíveis.

Existem diferentes formas de falar, diferentes apresentações ou sotaques. Mesmo na forma como o conteúdo é apresentado, você consegue perceber que cada pessoa tem seu jeito único.

A nossa quinta dica para você compreender como perder o medo de gravar vídeos e stories é exatamente encontrar o que te faz diferente. O que você tem que as outras pessoas não tem?

Isso pode ser:

  • Um cenário;
  • Uma forma de começar o vídeo;
  • Como você se expressa;
  • De que forma você vai apresentar seu conteúdo;
  • Que detalhes de edição você quer usar;
  • Tem um som característico?

Encontre um detalhe só seu e use ele!

6. Pratique o quanto puder

Em sexto lugar, podemos falar sobre um dos melhores ensinamentos para saber como perder o medo de gravar vídeos e stories: a prática.

Não importa o que você queria fazer, a prática sempre leva ao maior nível de desenvolvimento. Por esse motivo, pratique o quanto puder, quando puder e como puder. Explore as diferentes possibilidades e veja qual delas você mais gosta.

Por exemplo, você pode acabar gostando mais de um formato de story, IGTV, Reels ou um estilo de vídeo para YouTube. Porém, só vai encontrar o seu estilo preferido se praticar.

7. Fale sobre um tema que você estudou bastante

Por fim, mas não menos importante, a sétima dica que temos para que você saiba como perder o medo de gravar vídeos e stories é ter domínio sobre o assunto.

Ou seja, quando for gravar um vídeo, saiba sobre qual tema falará e pesquise bem sobre ele antes. Quanto mais complicado o assunto, mais domínio você precisa ter sobre ele, pois assim, conseguirá fazer com que as outras pessoas entendam também.

Procure outros vídeos sobre o assunto, leia notícias ou livros, ouça podcasts ou veja jornais. Entenda tudo e tenha mais autoridade e confiança!

Conclusão

Em suma, espero que você tenha conseguido entender como perder o medo de gravar vídeos e stories e comece a trabalhar hoje mesmo!

Todos podemos ser uma pessoa tímida ao gravar, e também ao vender. Se você sente medo e vergonha de vender, nós temos um artigo especialmente para você! É só clicar aqui em “Como perder o medo e a vergonha de vender” e saber mais!



Quer Ser Meu Amigo(a)? Me Siga Nas Minhas Redes Sociais!



Leia Esses Artigos Também